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Veja o que é e como obter alvará de funcionamento em clínicas médicas
Saiba tudo sobre o processo de obtenção do alvará de funcionamento. Evite problemas com a regularização da sua clínica médica!
Você sabia que o alvará de funcionamento é um documento essencial para a execução das atividades comerciais em determinados locais?
Esse documento é emitido pela prefeitura municipal, após a verificação das condições de segurança, saúde, higiene e de meio ambiente do estabelecimento.
Para as clínicas médicas, se faz imprescindível para assegurar a qualidade dos serviços prestados aos pacientes, evitando sanções legais.
Neste artigo, apresentaremos os principais pontos para que não haja dúvidas.
Saiba como tirar o alvará da sua clínica e evite transtornos no futuro!
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O que é o alvará de funcionamento?
Esse documento possui a finalidade de comprovar que o estabelecimento cumpre com as normas e exigências legais para as atividades realizadas.
É obrigatório para todos os tipos de empresa, independentemente de ser de pequeno, médio ou grande porte — também deve ser renovado periodicamente.
O alvará de funcionamento é diferente do alvará sanitário, que, por sua vez, é específico para atividades pertinentes à saúde, como clínicas médicas.
Qual a importância do alvará para as clínicas médicas?
O alvará de funcionamento é vital para as clínicas médicas, pois asseguram que o local está apto para oferecer os serviços com a devida segurança e qualidade exigida.
Além disso, evitam que a clínica seja multada, interditada ou até mesmo fechada devido a irregularidades.
Sem o alvará, sua clínica pode perder credibilidade e confiança dos pacientes, ter prejuízos financeiros, além de ser impossibilitada de participar de convênios, com planos de saúde ou órgãos públicos.
Como obter o alvará de funcionamento em clínicas médicas?
Para obter o alvará de funcionamento em clínicas médicas, é preciso seguir alguns passos.
Abaixo, destacamos alguns dos principais:
- Verifique as normas e exigências da prefeitura municipal para abertura e funcionamento das clínicas médicas;
- Providencie a documentação necessária, como CNPJ, contrato social, inscrição estadual, licença ambiental, entre outros;
- Solicite a vistoria do local pela prefeitura municipal e vigilância sanitária.
A partir disso, é preciso que você pague as taxas e emita os documentos que comprovem a aptidão da sua clínica para exercer suas atividades.
Saiba mais sobre os documentos para obter o alvará de funcionamento:
Como a contabilidade para área da saúde pode ajudar?
A contabilidade para área da saúde é uma especialidade que oferece soluções específicas para as clínicas médicas.
Ela pode ajudar na obtenção do alvará de funcionamento e do alvará sanitário, pois com a expertise dos especialistas é possível obter orientações sobre normas e exigências legais e auxílio na elaboração e organização dos documentos necessários.
Além disso, é possível acompanhar as vistorias e fiscalizações do local, bem como resolver eventuais pendências ou irregularidades.
Conte conosco, do Escritório Aurora
O alvará de funcionamento é indispensável para as clínicas médicas, visto que garante a legalidade, segurança e qualidade dos serviços prestados aos pacientes.
Nós, do Escritório Aurora, contamos com mais de 16 anos de experiência no mercado contábil e temos foco na evolução dos nossos clientes.
Visamos integrar ações claras e assertivas para identificar soluções eficazes para que os empresários consigam alcançar os resultados esperados.
Portanto, conte com nossos especialistas e foque no que realmente importa: a satisfação de seus pacientes.